"Discurso da Cerimónia de Abertura Ano Letivo 2011-2012", de Ana Paula Reis

É com enorme prazer que me dirijo a todos os presentes, dando uma palavra de boas vindas, à cerimónia que comemora o início de mais um ano letivo na Escola Profissional da Nazaré.
A todos os jovens que iniciam hoje uma nova fase no seu percurso enquanto estudantes, os que escolheram a Escola Profissional da Nazaré para companheira no seu Caminho, aqueles que com esta Escola querem Aprender, Melhorar, Ser... Cidadãos Íntegros e Exemplares... bem-vindos ao início da Vossa Caminhada.
A todos aqueles que se juntaram ao projeto educativo desta Escola, a todos os que deram início e acompanharam a atividade da Escola Profissional da Nazaré:
Bem-vindos e Obrigado!

Uma palavra de reconhecimento a todos os que connosco trabalharam ao longo destes três anos, docentes, colaboradores e alunos, não esquecendo as entidades parceiras e a Comunidade, que contribuíram e partilharam dos pequenos sucessos e conquistas desta Escola.
Uma palavra de incentivo a todos os que continuam a contribuir para o crescimento desta Escola. É convosco que se pretende construir uma Escola cada vez mais competitiva, capaz de responder às exigências do mercado, sempre atenta às necessidades e expetativas dos nossos jovens alunos.
Uma palavra de agradecimento aos Pais e Encarregados de Educação, pela Confiança ao entregarem os vossos Filhos e Educandos nesta Escola.
Como é do Vosso conhecimento, realizamos ontem o Dia Zero, dia exclusivamente direcionado aos novos alunos. Recebemos nesta Escola 50 alunos, dos cursos de Restauração (Cozinha e Pastelaria) e de Comunicação Marketing.
E sabem de onde vêm os nossos novos alunos?! Da Nazaré, dirão vocês e da região envolvente, Leiria, Batalha, Alcobaça, Caldas da Rainha! Estão certos. No entanto, foi com enorme satisfação que recebemos alunos oriundos de regiões bem mais distantes, Vila Nova de Santo André, costa alentejana, Porto, Odivelas, Açores e Cabo Verde, ilha do Sal.

Encarregados de Educação,
a vós, Apelo à participação ativa e atenta na vida escolar dos Vossos Educandos. A Escola tem um papel importante na educação de um jovem, mas só funciona com a intervenção e participação de todos os agentes no processo educativo, os Alunos, a Escola e a Família.

Uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal da Nazaré e de modo muito especial ao seu Presidente, Sr. Engenheiro Jorge Barroso, pela confiança depositada desde início e pelo total apoio e disponibilidade que tem demonstrado, com este projecto.
Uma referência à Vila e Comunidade da Nazaré, pela forma solidária e amigável com que encararam esta iniciativa, pela colaboração que sempre demonstraram com a Escola, pela abertura, apoio e simpatia, pela união de esforços, contribuindo desta forma para o crescimento sustentado da Escola. Muito Obrigado Nazaré!!

Passados três anos de atividade, é altura de fazer uma reflexão:
Nos três anos letivos anteriores, entraram nesta Escola 163 alunos, distribuídos por 7 turmas, pelos cursos de Turismo, Apoio Psicossocial, Organização de Eventos e Restauração. Foram três anos difíceis, quer pelos obstáculos e dificuldades que inesperadamente surgiam, quer pelas limitações e restrições caraterísticas do arranque dos projetos, mas também pelas mudanças e condicionalismos externos, mas através de uma equipa de trabalho jovem e dinâmica, com Vontade de fazer mais e melhor, com dedicação e empenho, essas pequenas contrariedades foram progressivamente transformadas em oportunidades e, hoje são uma mais valia.
De acordo com a sua estratégia inicial, de aproximação à comunidade, a Escola durante os anos letivos anteriores, reforçou a sua relação com a comunidade local e regional, através de parcerias, da participação e colaboração em actividades temáticas e eventos locais. A título de exemplo, destaco a organização do II Seminário "Mar - Uma âncora para o Desenvolvimento Regional , que trouxe à Nazaré em debate "O Impacto do Grandes Eventos Náuticos em Portugal", realizado no âmbito dos cursos de Turismo, Restauração e Organização de Eventos, a realização das I Jornadas para o Desenvolvimento Social, desenvolvidas no âmbito da Prova de Aptidão Profissional de uma aluna do curso de Apoio Psicossocial, onde foram debatidas as temáticas relacionadas com a adolescência e a geriatria. Ao longo do ano letivo outras atividades foram propostas e desenvolvidas pelos alunos: A Tertúlia "A Comunicação entre Agentes de Turismo", desenvolvida pelos alunos do 3º ano do curso de Turismo, o Workshop de Defesa Pessoal, desenvolvido por uma aluna do curso de Apoio Psicossocial, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, a colaboração dos alunos de Organização de Eventos na animação da passagem de ano 2010, na Nazaré e colaboração no Nazaré Surf Pro. No passado ano letivo, Escola inovou apresentando o moderno conceito do Dia Aberto - O EPNazaré Experience. Recebemos nesta Escola aproximadamente 200 alunos e professores de Escola de toda a região Oeste e também da região a norte da Nazaré, com o objetivo de divulgar a oferta formativa da EPNazaré.
Em Abril passado esta Escola registou um marco importante, a conclusão e abertura da Cozinha de Produção e Aplicação, local de trabalho e de aprendizagem. Situada nas instalações da antiga Cantina Escolar, edifício construído aproximadamente nos anos 50, pelo construtor Amadeu Gaudêncio, assumiu desde sempre uma grande importância ao nível social, servir refeições à crianças da Nazaré.
Ao longo dos anos foram naquele espaço confecionadas e servidas refeições escolares. Atualmente encontramos lá, um Espaço renovado, moderno e com capacidade de responder às necessidades de Produção, de Formação e de Serviço. A Cozinha de Produção e Aplicação tem dupla funcionalidade: a componente de Produção e a de Formação / Aprendizagem. Este espaço está devidamente equipado para a Produção e Fornecimento de Refeições, no sentido de produzir diariamente cerca de 700 refeições para os alunos do ensino básico e pré-escolar do concelho da Nazaré.
Aliada a esta forte componente produtiva, este espaço proporciona condições para o desenvolvimento da componente prática dos cursos de Restauração, nas variantes de Cozinha e Pastelaria e de Restaurante e Bar.
Para quem desde sempre conheceu este espaço, são notórias as modificações. Foram realizadas obras de remodelação e adaptação. Foi feito um significativo investimento em termos da requalificação do edifício, por parte da Câmara Municipal da Nazaré, mas também em termos da aquisição de modernos equipamentos e materiais de hotelaria pela Escola Profissional. O espaço foi requalificado e ampliado. Foram adquiridos equipamentos que permitem uma maior rentabilização dos serviços e potenciam a qualidade da Confeção.
A existência deste Espaço é imprescindível ao desenvolvimento dos cursos de Restauração desenvolvidos por esta Escola, nesse sentido a Cozinha de Produção e Aplicação é mais um passo para a consolidação da Escola Profissional da Nazaré como uma Escola especializada na Hotelaria e Restauração.
Neste mesmo espaço estamos a desenvolver o Restaurante de Aplicação, criado no sentido de proporcionar aos alunos a prática e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, no qual toda a atividade de confeção e serviço da refeição é da responsabilidade dos alunos. Ao longo deste ano vamos ter almoços e jantares temáticos, neste Restaurante de Aplicação. São Momentos nos quais os alunos dos cursos de Cozinha e Restaurante, trabalham em equipa, assumindo todo o controlo do processo de atendimento, de confeção e do serviço. Queremos fazer destes momentos e deste Restaurante de Aplicação "Cantina Escolar" uma referência na Cozinha na Nazaré. Os nossos alunos vão desenvolver ementas inovadoras, atendendo sempre ao património gastronómico e cultural da Nazaré.
Desde já deixo um convite a todos os presentes, frequentem este espaço, cuja atividade é desenvolvida pelos alunos. Está ao alcance de todos nós participar no processo formativo dos alunos, para tal basta participar nas atividades por eles desenvolvidas.

No ano anterior esta Escola alcançou um grande objetivo, todos os alunos integraram o mercado de trabalho. De fato é nossa convicção que o aluno deve, logo no primeiro ano da sua formação, ter contacto com o Mercado de trabalho, fazendo um estágio com a duração de 1 mês. E os alunos de 2º ano fazem estágio de 2 meses. E os de 3º ano fazem estágio de 3 meses. É com muita satisfação que verificámos que na prossecução desta política de forte integração no mercado de trabalho, que muitos dos nossos alunos foram convidados pelas empresas onde realizaram estágio a aí continuarem a trabalhar.
Estes alunos estiveram por todo o país, em hotéis, restaurantes, empresas de animação e eventos, agências de viagens, Museus, Lares de idosos, Centros de infância, na Nazaré, Leiria, Fátima e Ourém, Monte Real, Alcobaça, Caldas da Rainha, Peniche, Porto de Mós, Albufeira, Lagos, Povoa do Lanhoso, Ribeira de Pena, Arraiolos, Aveiro, Condeixa e também na região de Lisboa.

Faz parte desta cerimónia a entrega dos primeiros Diplomas, aos alunos que iniciaram esta Escola.... é também este um momento marcante para estes alunos, para as suas famílias, mas também para a Escola Profissional da Nazaré.
A todos estes alunos votos de muito sucesso e, recordo-vos que lá fora, no mercado de trabalho, assim como nos últimos três anos nesta Escola, o segredo do V. sucesso continuará a ser o Empenho, a Dedicação e o Profissionalismo. Não duvido que o vão conseguir! Porque ao algo deste percurso deram provas da V. capacidade e vontade.
O V. ciclo de formação terminou, mas esta Escola continuará atenta ao V. percurso profissional, vamos querer saber onde andam, o que estão a fazer! Serão sempre bem-vindos à Escola Profissional da Nazaré!!
A Crescente aproximação da Escola ao mercado de trabalho continua a ser uma das linhas orientadoras da Estratégia da Escola, o reforço das relações com a comunidade local, social e empresarial, através de uma atitude pro-activa, de participação e colaboração, numa relação benéfica para todos. Este ano VAMOS fazer MAIS ... e MELHOR!!
Deixo aqui o convite a todos os presentes para integrarem este projecto educativo da Escola Profissional da Nazaré!
O Sucesso é construído, é conquistado. Humildade, Rigor e Disponibilidade. De todos! Alunos, Professores, Colaboradores e Entidades Parceiras! Só desta forma conseguiremos atingir os objectivos a que nos propomos.
Com Esforço, Empenho, Dedicação e Humildade.

Caros Alunos:
Não se esqueçam:" A Escola permite-nos viver experiências que nunca conseguiríamos viver noutro local, da mesma forma e com a mesma intensidade."
Nada substitui a Escola na vivências e nas experiências!
A Todos os Alunos, Bem Vindos e Bom Trabalho!


Ana Paula Reis
Diretora da Escola Profissional da Nazaré

 

Copyright ©
Todos os Direitos
Reservados

Desenvolvimento: Sensorial Design